Family Trip - Fortaleza de Juromenha e Templo de Diana

Fortaleza de Juromenha

Ao planear estas férias de verão e a pesquisar a zona para onde iríamos, descobri a Fortaleza de Juromenha. Esta Fortaleza fica situada mesmo ao lado do rio Guadiana, o qual faz fronteira natural com Espanha.

É um pedaço importante da nossa história, de Espanha e dos antigos muçulmanos que invadiram a Península Ibérica. Imaginem só que já foi um posto avançado dos muçulmanos para a cidade de Badajoz. Mas esta fortaleza já tem “currículo” desde o tempo celta e romano e é claro que ao longo dos séculos houve reconstruções e evoluções da mesma. Desconhecia por completo esta fortaleza, pois, por vezes, o nosso pais é só a Capital e o seu centralismo…

A Fortaleza está em mau estado de conservação e até é relativamente perigoso para os visitantes, pois há o perigo de derrocadas, que está devidamente alertado à entrada da Fortaleza.

A História não deve ser esquecida, tanto este monumento como tantos outros pelo nosso país deviam ter os serviços mínimos de restauração para que nunca esqueçamos a nossa História, sabermos de onde viemos e também que lugares merecem o nosso respeito pelo “peso” da sua História.

(Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_de_Juromenha)


Templo de Diana

Este monumento dispensa apresentações, julgo que seja sobejamente conhecido.

Já tinha passado por Évora no passado mas nunca tinha visitado o centro histórico desta cidade, onde se situa o Templo de Diana.

Arquitectonicamente falando, a zona envolvente ao Templo de Diana é bastante interessante, apelativa e inspiradora.

Tal como outros sítios de interesse do nosso país, este também não foge à horda invasora de turistas.